O que é procrastinação e como parar de procrastinar - Dicas da Gherma

Sabe quando você ficou adiando aquela faxina e, quando viu, passou uma semana e sua casa estava um caos? Ou quando você enrolou, tomou café, leu todos os e-mails, checou todas as redes sociais, mas não fez aquele trabalho importante que você precisava entregar para o seu chefe?

Pois então, sinto te informar, mas você estava procrastinando.

Algumas pessoas procrastinam mais do que outras. Mas todos nós lutamos em algum momento, contra esse hábito negativo, que atrapalha muito a produtividade de todos os aspectos da nossa vida e nos enche de estresse, culpa e ansiedade.

O que é a Procrastinação e por que devemos nos livrar dela?

Procrastinação nada mais é que a mania de ficar adiando tarefas urgentes e fazer, no lugar, tarefas mais atrativas e menos importantes. O que a pessoa estiver fazendo, para ser considerado procrastinação, deve ser improdutivo, inútil e resultar em postergação ou atraso de algo mais urgente. É o velho “deixar para amanhã o que você pode fazer hoje”.

É a lacuna entre a intenção de fazer algo e o fazer de fato.

Os efeitos da procrastinação, como a perda de tempo, a improdutividade e a não conclusão de tarefas, podem ser devastadores e ter sérias consequências, tanto na vida pessoal de quanto na vida profissional de uma pessoa. Procrastinar e não alcançar nossas metas pode acarretar em aumento de stress, de culpa, de vergonha e desaprovação social, por não cumprir com as responsabilidades e obrigações. Nos casos mais extremos, esse hábito pode levar a depressão e até mesmo a perda de emprego.

Procrastinação e preguiça são a mesma coisa?

A procrastinação muitas vezes é confundida com preguiça, mas são coisas completamente diferentes. Procrastinar é um processo ativo, no qual você escolhe fazer algo no lugar da tarefa que você realmente deveria estar fazendo. Ao contrário da preguiça, que é a vontade de não fazer nada, é a apatia.

Procrastinar geralmente envolve ignorar uma tarefa que não te agrada muito, mas que é mais importante e mais urgente de ser feita, para fazer algo mais fácil e mais agradável. Por exemplo, é muito mais legal ver suas séries do que estudar, certo? Mas estudar é, obviamente, mais importante.

Por que procrastinamos?

Sabemos que algo precisa ser feito, mas não o fazemos. Vamos empurrando com a barriga, deixando para depois, para o último minuto, muitas vezes. E repetimos isso uma vez atrás da outra, criando um looping de estresse, ansiedade e postergação.

Mas por que continuamos procrastinando? Nós temos a tendência de acreditar que pessoas que têm esse hábito são preguiçosas, irresponsáveis e bagunceiras, mas isso não é verdade. Na maioria das vezes são pessoas que tem medo de falhar, de não alcançar as expectativas esperadas por ela e pelos outros. São os perfeccionistas que muitas vezes preferem não fazer algo, do que fazer e não ficar perfeito.

Há outros motivos porque procrastinamos, como a falta de interesse e motivação para fazer algo super chato, como, por exemplo, declaração de imposto de renda. É bem difícil se motivar para fazer algo tão desinteressante. Não ter habilidade ou não saber como realizar uma certa tarefa, também contribui bastante  para evitarmos começar algo.

Ao contrário do medo de falhar, existe o medo do sucesso. Nesse caso você procrastina com medo das consequências das suas conquistas. Talvez tenha medo de fazer algo super bem e a expectativa sobre você aumentar, ou até mesmo que o sucesso coloque você em destaque, quando você prefere ficar fora do foco e da atenção.

Até mesmo rebeldia e resistência podem ser causas para postergar algo. Como quando alguém cobra tanto algo, que você enrola para fazer só por esse motivo. Por exemplo: quando nossos pais cobram o tempo todo para arrumar nosso quarto e acabamos não arrumando, só para contrariá-los.

Como parar de procrastinar

Como parar de procrastinar 2

Apesar de ser praticamente irresistível procrastinar e ser uma mania bem difícil de largar, não é impossível. Existem algumas coisas que podemos fazer para conseguir aumentar a nossa produtividade e evitar protelar.

Aumentar a produtividade significa completar uma certa quantidade de tarefas em um determinado espaço de tempo.

É importante também ser realista em relação aos prazos que você determinar para realizar suas tarefas, caso contrário só vai aumentar sua vontade de deixar elas para depois.

As soluções que daremos a seguir são simples e comuns, inclusive algumas delas já foram citadas nos nossos posts, como o de Como Administrar seu Tempo e Como Organizar sua Vida. Mas se a procrastinação ainda faz parte da sua rotina, tenho certeza que você não está colocando-as em prática.

Faça uma lista de tarefas

Faça uma lista escrita à mão, das tarefas que devem ser cumpridas no seu dia todo. Depois se quiser, você pode passar a usar um aplicativo como o Evernote ou o Trello por exemplo. Existe uma explicação científica que explica porque devemos escrever à mão as tarefas que queremos realizar. A associação neurológica-muscular de quando algo é escrito a mão, aumenta a interação da sua intenção de realização com a consciência de que aquilo deve ser realizado. Seu objetivo aqui não é somente fazer uma lista das tarefas que você quer concluir, mas confirmar para seu subconsciente as suas intenções e desejos. O uso da coordenação motora escrevendo à mão, aumenta a ativação neurológica e a efetividade da sua comunicação inconsciente. Ou seja, sua mente e seu subconsciente vão entender muito melhor que aquilo precisa ser feito.

Duas ótimas opções de ferramentas para escrever suas listas, é um planner ou uma agenda.

  • Liste todas as tarefas, grandes ou pequenas que você precisa fazer durante todo seu dia
  • Divida tarefas grandes em partes se for preciso
  • Classifique em importância, urgência e dificuldade
  • Arrume em ordem de prioridade e dê prazos de conclusão para cada tarefa

Eu sei que parece que isso vai tomar seu tempo e te dar muito trabalho, mas você está treinando um hábito positivo de trabalho que vai ajudar a aumentar sua produtividade.

Crie recompensas

Conforme for terminando suas tarefas, risque-as da lista, isso vai te motivar a continuar diminuindo essa lista. E sempre que conseguir terminar todas as tarefas da sua lista se dê um prêmio, como por exemplo, comer seu sorvete preferido ou assistir uma série que você adora. Se manipular de forma inteligente e consciente é um excelente jeito de terminar as coisas que você começou.

Foco na produtividade, não na perfeição

Esquece, não existe perfeição. Por melhor que você consiga fazer algo, sempre vai ter alguém pra criticar. Se nem Nutella consegue agradar todo mundo, porque você acha que vai conseguir?

Primeiramente não crie expectativas maiores do que você consegue realizar e nem prazos que você não vai conseguir cumprir. Se você quiser fazer algo perfeitamente, você nunca vai fazê-lo. Portanto faça da forma que der. O importante é começar, é tentar fazer e concluir seu trabalho e terminar a maior quantidade de tarefas possíveis. E se depois você achar que algo precisa de correção, melhoria ou retoque, você faz. Não tem problema, sem drama.

Evite distrações

Procrastinar é fazer algo mais legal e mais interessante no lugar de tarefas não tão atraentes assim porém mais importantes. Por isso evite distrações,ou seja, evite oportunidades de fazer qualquer outra coisa que não seja o que de fato deve ser feito.

Tente focar somente na sua tarefa, coloque o celular no mudo e guarde-o onde você não veja todas as notificações pulando na tela, desligue a televisão ou qualquer coisa que faça barulho e que possa te desconcentrar. Caso esteja em um lugar barulhento, como em um escritório com baias abertas onde você não consegue controlar o barulho feito pelas outras pessoas do local, use um fone cancelador de ruídos. Sim, é extremo, porém bastante eficiente, acredite.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Procrastinar não é nada mais que um mau hábito, que são manias que acabamos fazendo todos os dias e que passam a ser difíceis de serem abandonados. Não se martirize e nem se castigue por procrastinar. Quanto mais culpa e raiva você sentir por isso mais difícil será deixar de fazê-lo.

Tente sempre focar no motivo de ter que finalizar suas tarefas e na sua ambição. Pense no bem e na tranquilidade que sua tarefa concluída vai te trazer, por exemplo, sempre que tiver que estudar e você pensar em deixar para depois, foque no seu diploma e na nota boa que virá se você concluir os estudos.

 

Essas soluções que demos para deixar de procrastinar foram simples, o difícil é colocá-las em prática. Mais que tudo é preciso persistência e força de vontade, e todos os dias se esforçar para focar no aumento da sua produtividade, no dia a dia e no trabalho.

E não se esqueça, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Deixe um Comentário

0
Dicas para se tornar uma pessoa organizadaprioridades-como-decidir-6