É bem provável que você já tenha lido ou ouvido falar dessa expressão alguma vez. Até porque, apesar dessa prática oriental originária do budismo ser muito antiga, somente de umas décadas pra cá, ela começou a ser difundida pelo ocidente.

Não é à toa que cada vez mais pessoas recorrem a ela. Com seus benefícios reconhecidos cientificamente, logo sua prática se espalhou entre pacientes com câncer, depressão, síndrome do pânico, entre outras doenças.

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Recentemente, a prática cresceu bastante entre qualquer pessoa que tentam fugir do estresse. Não precisa estar doente para praticar Mindfulness ou qualquer outro tipo de meditação, basta estar buscando um estilo de vida mais saudável. Além de ser uma excelente forma de prevenir doenças.

A atenção plena é extremamente positiva e pode contribuir maravilhas para a nossa qualidade de vida.

O aumento da produtividade é somente um dos inúmeros aspectos positivos proporcionados por essa prática. Vários outros benefícios foram comprovados, como:

  • Aumento da criatividade
  • Melhora da memória e rapidez do raciocínio
  • Diminuição de estresse
  • Obtenção mais rápida de respostas
  • Redução da ansiedade e da irritabilidade
  • Auxílio no combate da depressão
  • Melhoria do foco e da concentração
  • Melhoria da inteligência emocional
  • Estimulação da empatia
  • Fortalecimento do sistema imunológico

O que significa Mindfulness?

Mindfulness ou atenção plena, em português, é exatamente o significado literal dessa expressão. Mindfulness é a capacidade de estar completamente presente no que está acontecendo, naquele exato instante. Em outras palavras, atenção plena é a habilidade de estar 100% atento e focado no que está sendo praticado em um determinado momento.

Parece simples e trivial, porém raramente conseguimos praticar a atenção plena no nosso dia a dia. O tempo todo nossa atenção é “roubada” por pensamentos aleatórios, às vezes positivos, outros negativos. Mindfulness é observar sem criticar, é ter mais compaixão com você mesmo.

Essencialmente, Mindfulness nos permite aprender a identificar padrões de pensamentos negativos e estressantes e ter controle sobre eles, evitando que eles nos atinjam mentalmente. A atenção plena auxilia o processo que nos permite voltar a controlar nossos próprios pensamentos e, assim, nossas vidas.

A Meditação Mindfulness

A forma mais comum de praticar a atenção plena é através da meditação. É uma forma muito simples de meditar, que consiste em focar completamente sua atenção na respiração, enquanto ela entra e sai dos seus pulmões. Cada inspiração e expiração são percebidas, permitindo assim observar todos os pensamentos que aparecem e desaparecem da sua mente.

Este exercício permite que você se torne cada vez mais consciente que pensamentos e sentimentos (positivos e negativos) são passageiros. Que eles vêm e vão, e que você tem a escolha e controle de agir sobre eles ou não.

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Vale deixar claro que certas crenças sobre meditação são apenas mitos como, por exemplo:

  • Meditação não é religião. A meditação é apenas um método para treinar a mente.    
  • Você não precisa sentar no chão com as pernas cruzadas igual um “indiozinho” para meditar. Só se você quiser, claro. A meditação Mindfulness pode ser praticada em qualquer posição que você se sinta confortável. E em qualquer lugar.
  • A prática da meditação Mindfulness não requer muito tempo. Requer prática, persistência e paciência. Não se sinta pressionado pela duração do tempo da sua prática. Pratique o tanto que conseguir com qualidade.
  • Meditação não é complicado. Nem uma questão de sucesso ou fracasso. A prática da meditação sempre vai trazer benefícios, mesmo que imperceptíveis à princípio.

Como a atenção plena pode melhorar sua produtividade

Já falamos como a organização é importante e ajuda a aumentar nossa produtividade no dia a dia e no trabalho. Mas existem outras práticas tão eficientes quanto, como a prática da atenção plena.

Se engana quem acha que Mindfulness é esvaziar a cabeça e não pensar em nada. A prática do Mindfulness é concentrar sua atenção e focar em uma, apenas uma, tarefa específica. É ignorar os pensamentos do passado e do futuro que vagam pela nossa mente, evitando que eles nos paralisem e atrapalhem nossa produtividade. A atenção plena consiste em pensar somente no aqui e no agora.

Estudos comprovaram que nossa mente consegue focar especificamente em algo por 3 minutos, em média. Muito pouco né? Se mal dá pra responder um simples e-mail nesse tempo, imagine terminar uma tarefa mais complexa.

Praticar Mindfulness pode te ajudar a aumentar sua atenção e o tempo de foco em uma tarefa específica, consequentemente melhorando sua produtividade.

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Vamos a seguir te mostrar como a prática da atenção plena pode melhorar sua produtividade.

Aumentando sua atenção e foco

O que mais atrapalha nossa produtividade são as distrações da mente. Enquanto estamos tentando concluir alguma tarefa, nosso cérebro fica constantemente nos lembrando do que ainda não foi feito e precisa ser realizado. Estamos respondendo um e-mail e de repente lembramos que precisamos ligar para nosso chefe e depois checar a caixa de entrada pra ver se não deixamos passar nada importante. Enquanto isso, estamos pensando no que vamos jantar quando chegarmos em casa e que, ontem não deu tempo de colocar todas as roupas pra lavar. E que esquecemos de ligar para a amiga pra desejar feliz aniversário. E depois se sentir mal por isso…

Daí, quando você foi ver, nem respondeu o tal do e-mail.

A atenção plena vai entrar na frente de todas essas distrações da sua cabeça e te sinalizará o tempo todo – “Ei, volta aqui, para de viajar e foca aqui no presente e no que você precisa concluir!” – diminuindo todas essas distrações e voltando sua atenção para o presente.

Deixando seu planejamento mais eficiente

A atenção plena pode parecer conflitante com a ideia de planejamento, mas na realidade elas se complementam muito bem. O planejamento vai facilitar a prática do Mindfulness, pois vai diminuir a preocupação da sua mente com tudo que você precisa lembrar de fazer.

Se você se planejar e programar todos os seus deveres e responsabilidades, se preocupará menos em ter que lembrar das suas tarefas diárias e, assim, vai se distrair menos. Consequentemente, vai se estressar menos também. Uma coisa leva a outra.

Melhorando sua tomada de decisões

Um elemento essencial da nossa produtividade é a habilidade de tomar boas decisões. Isso acontece quando não condicionamos nossa escolhas de acordo ao nosso estado emocional. Podemos ser muito talentosos e inteligentes, mas basta algumas decisões erradas para jogar tudo por água abaixo.

De acordo com estudos na área comportamental econômica, a prática do Mindfulness nos ajuda a isolar sentimentos que possam nos influenciar e nos levar a tomar decisões ruins.

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Concluir tarefas que realmente importam

Muitas pessoas conseguem realizar um monte de coisas todos os dias. Elas estão sempre ocupadas e parecem ser bastante produtivas. Mas fazer um monte de coisas não é sinônimo de eficiência, se o que você está fazendo não é realmente importante.

Praticar Mindfulness te ajuda a priorizar e saber o que é importante de verdade. E quanto mais entendermos que algo é importante, mais provavelmente vamos querer concluir essa tarefa. Também nos ajuda a evitar a tentação de querer fazer coisas que parecem ser urgentes mas que não são tão importantes assim. Permitindo assim trabalhar no que realmente interessa.

Dicas de aplicativos para a prática do Mindfulness

Aura: O app disponibiliza exercícios de mindfulness personalizados rápidos e bem elaborados. Outros recursos interessantes são o medidor de humor e as lições guiadas e não guiadas.

Oak : Aplicativo propõe meditações e exercícios de respiração e dá dicas de sabedoria diariamente.

Headspace: O app mais conhecido para meditação. Ensina técnicas de meditação através de atividades diárias.

Dicas de livros sobre Mindfulness

“Atenção Plena – Mindfulness – Como encontrar a paz em um mundo frenético” , de Mark Williams e Danny Penman – O manual básico sobre Mindfulness. Didático e com boas meditações guiadas.

“O poder do Agora”, de Eckhart Tolle – A mensagem do livro de Eckhart é simples mas transformadora. Viver no agora é o melhor caminho para a felicidade e iluminação.

“Atenção Plena Para Iniciantes”, de Jon Kabat-Zinn – Por meio de uma compilação valiosa de recursos essenciais à prática da meditação, o autor ensina, entre muitas coisas, o valor de trazer a atenção ao corpo e aos sentidos e como nos libertamos da tirania dos pensamentos.

Agora vamos deixar de bobeira e começar a usar essa ferramenta incrível para acalmar nossa mente. Chega de ficar sonhando acordado o dia todo. Vamos focar no que realmente interessa. Rumo a atenção plena!

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