Planners impressos são uma excelente ferramenta de organização e planejamento. Se você ainda não se convenceu disso, ou precisa entender melhor do que se trata, é só ler nosso post sobre o que é um Planner que está tudo explicadinho lá.

A questão é que um planner só vai conseguir cumprir bem seu papel, se for usado consistentemente e da forma certa. A não ser que você já esteja dependente e não consiga fazer mais nada sem anotar no seu planner, você vai entender o quanto é difícil conseguir formar e manter esse hábito.

Sim, usar o seu planner todos os dias precisa se tornar um hábito para que esse relacionamento dê certo. E todos nós sabemos o quanto é difícil adquirir novos hábitos.

Hoje em dia não faço nada sem anotar ou checar meu planner antes.

Inclusive mesmo quando faço, mas não dou um “check” de feito, tenho a sensação de que não fiz nada. Doido né? Eu sei!

Mas nem sempre foi assim. Demorou bastante tempo pra conseguir isso.

Conforme fui tentando usar mais meu planner, fui aprendendo com o tempo algumas coisas que podemos fazer para facilitar e estimular o uso dessa belezura.

Vamos então às dicas para conseguir usar seu planner da melhor forma possível.

Escolha um que caiba na sua bolsa

Por mais que tenhamos aquela hora do dia para sentar e fazer nosso planejamento no planner, ao longo do dia sempre vem à mente algo novo que precisamos anotar para lembrar depois. Pior coisa que podemos fazer é escrever aquele lembrete importante em um pedaço qualquer de papel, que fatalmente vamos perder depois. Ou anotar em algum lugar no celular e esquecer completamente dessa anotação mais tarde. Não conte com a sua memória nessas horas, por melhor que ela seja. O ideal é sempre anotar tudo no planner.

E para que isso seja possível ele precisa estar sempre com você. Portanto compre um planner que caiba na sua bolsa do dia a dia. Isso vai possibilitar levá-lo pra onde você for. No trabalho, reuniões, no metrô voltando pra casa, independente de onde você estiver, se seu planner estiver junto, você vai naturalmente acabar usando-o mais.

Se você quiser ajuda para escolher o planner ideal para você, no post sobre O que é um planner tem uma lista com todos os tipos de planners.

Tenha sempre um lápis ou uma caneta perto do seu planner

como-usar-seu-planner-1

O principal passo para conseguir usar seu planner é ter as ferramentas pra isso. A ideia é escrever tudo que você quer e precisa lembrar de fazer. E sem uma caneta ou um lápis não tem como, né? Deixe sempre aquela canetinha ou lapiseira preferida na sua bolsa ou presa no seu planner. Assim, sempre que você quiser anotar alguma coisa, tem como.

Use um planner que você ache bonito

como-usar-seu-planner-2

Claro que a funcionalidade do seu planner é o que mais importa. Mas usar um planner que seja fisicamente atrativo e bonito pra você, vai te dar mais vontade de usá-lo. Escolha um planner com uma capa com aquela estampa linda e com as suas cores favoritas. A estética da parte de dentro do planner também conta.  

Se seu trabalho for muito formal, escolha cores mais sóbrias, mas que te agradem também. Quanto mais bonito for seu planner, mais você vai querer usá-lo, acredite!

Faça sessões diárias de planejamento

Tire de 5 a 10 minutos todos os dias pra fazer seu planejamento diário para o dia seguinte. Planejar as tarefas do dia com um pouco de antecedência é bom, pois caso esqueça de algo, tem aquele espaço de tempo para incluir no seu planner. O ideal é que você faça isso sempre no mesmo horário, pois isso facilita a repetição. Claro que se não der para fazer sempre na mesma hora do dia, não tem problema. Faça quando puder. O importante é que isso se torne um hábito diário.

Faça uma sessão semanal de planejamento

como-usar-seu-planner-3

No começo da semana, domingo de manhã por exemplo (ou o horário que funcionar melhor para você) tire um tempinho para planejar a semana que está por vir. Tarefas que você já sabe que precisam ser feitas, mas ainda não sabe em qual dia da semana específico. Ou que vão ser feitas todos os dias da semana, como levar o cachorro pra passear e ir para a academia (quem sabe um dia não é mesmo?). Coisas que você faz toda semana como compras no mercado, colocar roupa suja para lavar e fazer aquele relatório semanal para o seu chefe.

Use a parte de planejamento mensal do seu planner

como-usar-seu-planner-4

Todo planner tem uma parte com o layout para seu planejamento mensal. Às vezes, todos os planejamentos mensais ficam agrupados no começo do planner, outras vezes separados no começo de cada mês. Isso geralmente depende se seu planner é datado ou não.

No começo de cada mês tire um tempinho para anotar tudo que não muda nunca, como aniversários, datas importantes como aniversário de namoro, feriados, data do pagamento do seu cartão de crédito. Tudo que é fixo e feito todo mês.

Consulte o seu planner sempre!

como-usar-seu-planner-5

Você conseguiu tomar todo o cuidado do mundo para não esquecer de anotar nada no seu planner. Conseguiu finalmente criar o hábito de colocar tudo que precisa sempre lembrar no seu planner. Nada disso vai servir se você esquecer de consultar ele na hora de colocar a mão na massa. Lá se vai todo o trabalho feito por água abaixo.

Consulte seu planner todos os dias de manhã ou quando chegar no trabalho, por exemplo. Verifique o que tem que ser feito naquele dia e veja se faltou alguma tarefa para ser concluída do dia anterior. Quando voltar da hora do almoço dê mais uma olhada.

Antes de ir embora do trabalho e antes de dormir também são bons momentos para olhar seu planner. Risque ou sinalize de alguma forma tudo que você conseguiu concluir mas esqueceu de dar aquele “checkzinho”. Essa consulta constante ao planner também faz parte da criação do hábito de usá-lo.

Seja paciente

Novos hábitos demoram, às vezes, dois ou três meses para serem criados e virarem automáticos. Antes disso acontecer você possivelmente vai esquecer muitas e muitas vezes de lembrar de usar seu planner. Algumas vezes vai acabar esquecendo-o em casa ou no trabalho. Faz parte. Seja paciente consigo mesmo. Lembre-se que hábitos demoram para serem criados e que não são alguns esquecimentos que vão te atrapalhar.

Esperamos que agora fique bem mais fácil conseguir construir o hábito de usar seu planner. E lembre-se que hábitos requerem obstinação, persistência e bastante tempo. Tome o seu sem pressa!

Deixe um Comentário

0
o-que-e-mindfulness-5