Nessa correria e estresse que é o nosso dia a dia, tem vezes que parece praticamente impossível manter a vida organizada. São tantas coisas pra administrar e arrumar que a gente pode se sentir como aqueles equilibristas, girando aquele monte de pratinhos e, ao mesmo tempo, tentando não deixar nenhum cair.

Manter a casa arrumada, os estudos organizados, nossa vida pessoal e financeira em ordem é uma questão de disciplina e hábito, que todos nós, meros mortais, podemos construir e criar com um certo esforço. Sabe aquelas pessoas que parecem que já nasceram com o dom da organização? Pois então, ninguém nasce organizado, é tudo questão de persistência, paciência e disciplina, que com a ajuda certa podem ser alcançados.

Eu sei que às vezes parece impossível, mas aqui nesse post vamos te dar as principais dicas que podem te ajudar a organizar sua vida pessoal, financeira, seu tempo e seus estudos.

Dicas de organização

Como organizar sua vida pessoal

Mantenha a casa arrumada!

O segredo para organizar a sua casa é não deixar acumular coisas fora do lugar. Tirou alguma coisa do lugar, tente colocar de volta logo em seguida.

Uma boa estratégia para não acumular roupa suja espalhada pela casa é: tenha um cesto de roupas sujas em um lugar estratégico. Ou seja, ao seu alcance na hora de trocar de roupas, como no closet, no banheiro ou no quarto.

Tire os sapatos quando chegar em casa. Os sapatos que andamos na rua acumulam muita sujeira. Para evitar espalhar essa sujeira na sua casa, tenha um cantinho na entrada para tirá-los e guardá-los quando chegar.

Escolha um dia da sua semana para fazer a faxina geral da casa, lavar as roupas e fazer as compras. Essas são as atividades que requerem mais tempo, portanto, se programe!

Não acumule louça na pia. Vai sujando e vai lavando! Quanto mais tempo a louça ficar secando na pia, mais difícil fica de lavar e retirar a gordura depois, tomando muito mais tempo.

Como organizar sua vida - Dicas da Gherma

Anote tudo!

Escreva em uma agenda, num calendário ou em um planner todos seus compromissos, lembretes, listas e prazos. Faça uma lista das suas tarefas e priorize-as, classificando-as da mais para a menos urgente. Dê prazos de conclusão para cada uma delas e siga a risca esses prazos. Não deixe nenhuma tarefa pendente ou pela metade e, quando conseguir completar cada uma delas, marque-as como concluídas. Isso vai te dar uma sensação de dever cumprido e vai te incentivar a continuar completando essas tarefas.

Como organizar sua vida - Dicas da Gherma 2

Evite procrastinar e mantenha uma rotina!

Nada atrapalha mais na organização do dia a dia do que deixar tudo pra depois e acumular tarefas. Quanto mais a gente acumula coisas pra fazer, mais difícil terminar tudo. E isso se torna uma bola de neve, pois, ao se deparar com uma dificuldade maior, vai acabar procrastinando cada vez mais. Se esforce para manter os prazos das tarefas em dia e crie recompensas para si toda vez que cumprí-las, como por exemplo descansar um pouquinho ou assistir um episódio da sua série favorita.

Manter uma rotina ajuda muito a não procrastinar, pois quando algo vira rotina, acabamos fazendo no automático e fica muito mais fácil.

Como se organizar nos estudos

A regra número 1 de organização nos estudo é não deixar matéria acumular. Não tem nada pior do que isso, porque depois você não vai ter tempo de colocar ela em dia com calma. Fora que é bem mais fácil de fixar e aprender quando é pouco conteúdo de cada vez.

Monte um cronograma ou plano de estudos semanal. Ele vai te ajudar a manter uma rotina e a se organizar. Nele você vai precisar colocar, de preferência em uma tabela organizadinha, quais matérias vai estudar e por quanto tempo. Para conseguir montar um bom plano de estudos, você precisa saber quanto tempo por dia você tem para estudar e quanto tempo você demora para estudar cada matéria. Não adianta, por exemplo, colocar no seu cronograma mais matérias do que você consegue estudar em um dia. Você vai acabar se estressando e acumulando mais matéria. Respeite seus limites!

Siga seu plano de estudos semanal e estude todos os dias um pouco. Também ajuda bastante se você conseguir revisar a matéria da semana no sábado ou no domingo.

Deixe seu cantinho de estudos sempre organizado, pois isso estimula seu estudo e ajuda a otimizar seu tempo.

Utilize um bom planner para fazer seu plano de estudos. Planners são ótimas ferramentas de organização e podem te ajudar muito.

Como organizar sua vida - Dicas da Gherma 3

Como organizar seu tempo

Só conseguimos organizar nosso dia a dia, nossa vida pessoal, os estudos e nossa vida financeira, organizando e administrando bem o nosso tempo. Administrar bem e organizar nosso tempo é fundamental para conseguirmos realizar e concluir todas as tarefas na nossa vida. Eu preparei um conteúdo mais detalhado sobre o tema, portanto, veja como administrar melhor o seu tempo.

Como organizar a vida financeira

Organizar sua vida financeira não é tão difícil como você pensa. Basta fazer o controle de toda sua renda e de todos seus gastos para saber para onde seu dinheiro está indo.

O problema é que raramente fazemos o controle de tudo que gastamos. Passamos o cartão de crédito uma hora, de débito outra, pagamos coisas em dinheiro, contas com pagamentos automáticos, boletos… por isso é humanamente impossível lembrar e controlar isso tudo sem uma boa ferramenta financeira a seu favor. Para conseguir controlar seus gastos, você precisa anotar TODOS seus pagamentos, dos menores até os maiores em algum lugar.

Existem alguns aplicativos para celular que podem te ajudar a fazer esse controle de gastos e orçamento como o Mobills ou o Wally.

Como organizar sua vida - Dicas da Gherma 4

Outra ferramenta excelente para te ajudar no seu controle e gestão financeira, é a agenda financeira. Nela você vai poder registrar todos seus gastos por categoria. O ideal é que seja aquela agenda financeira toda divididinha e setorizada para suas anotações ficarem bem organizadas. Como a agenda de finanças da Gherma, que foi toda estruturada com base no Kakebo, uma agenda de contas domésticas criada no Japão, toda composta por tabelas para a anotação dos gastos.

Depois que você fizer seu controle semanal e mensal, você pode também colocar todos os seus valores em uma planilha de Excel. Nela você pode criar gráficos que vão te ajudar a visualizar e fazer um balanço/controle anual da sua renda.

Agora chega de bagunça! Com todas essas dicas boas ficou um pouco mais fácil organizar a vida, né? Espero ter te ajudado e boa arrumação!

Deixe um Comentário

0
Monitoramento de HábitosComo administrar seu tempo