Algumas pessoas têm mais facilidade em manter a vida organizada. Parece até que elas nasceram com o dom da organização. Mas se você definitivamente não é uma dessas pessoas, e manter as coisas no seu devido lugar, parece uma missão impossível pra você, não se sinta mal.

Nosso dia a dia é uma correria só e, por isso, é realmente muito difícil manter a vida em ordem. Já parou para pensar porque você não é uma dessas pessoas? Sim, é possível abandonar a bagunça e se tornar uma pessoa organizada. Mas tenha em mente que organização é uma questão de costume e hábito. É algo que você adquire na prática, com o tempo.

Para te ajudar nessa transformação, vamos dar 7 dicas de hábitos que toda pessoa organizada tem. Temos certeza que colocando em prática essas dicas, vai ficar muito mais fácil largar a bagunça e finalmente conseguir virar uma pessoa organizada.

Porquê se organizar

A desorganização pode diminuir muito a sua qualidade de vida, trazendo diversos pontos negativos como o mau humor, perda de tempo e de dinheiro, estresse, diminuição da sua criatividade e produtividade, entre muitos outros problemas.

Se organizar e manter sua vida em ordem vai aumentar sua produtividade e otimizar seu tempo, te possibilitando concluir mais tarefas, ter mais descanso e, consequentemente, diminuir seu estresse diário.

Como se organizar!

Confira as principais dicas para te ajudar nessa transformação:

Dica 1 – Escreva tudo que quer lembrar, de preferência no mesmo lugar

Escreva tudo que você quer e precisa lembrar, compromissos, tarefas, lembretes, prazos, contatos, tudo. Não conte com a sua memória, pois por melhor que ela seja, ela pode falhar. O próximo passo é escolher onde você vai escrever suas informações.

Existem diversas ferramentas que você pode usar para escrever o que você quer lembrar, como aplicativos para uso no celular ou no computador como o Evernote, o OneNote ou o Google Keep.

Já se você prefere escrever no papel, você pode usar um planner ou uma agenda. Se você quiser saber mais sobre o que é um planner é só acessar o post que fizemos explicando tudinho. O ideal é que você consiga guardar todas as suas anotações em um só lugar, para concentrar todas as informações juntas. Ou seja, eleja a ferramenta que você vai utilizar para todas as anotações. Se você começar a anotar algumas coisas em um caderno, outras em aplicativo, você só vai ficar mais confuso. Menos é mais!

Dicas para se organizar 1

Dica 2 – Doe tudo que você não usa mais

É comum acumular coisas que não usamos. Aquelas roupas que não cabem mais e que guardamos eternamente na esperança de um dia voltar a usar. Aqueles utensílios de cozinha que você ganhou de presente, não faz ideia pra que serve, mas tem pena de se desfazer.

Tudo isso que você acumula e não usa, acaba virando energia parada, o que não é nada bom. Sem contar que essas coisas estão ocupando lugar que poderia ser bem melhor aproveitado. Abra-se para o novo! Ganhe espaço na sua casa e faça essa energia parada circular, doando tudo que você não usa mais. Lembre-se, menos coisas guardadas são menos coisas para organizar. De quebra você ainda vai ajudar quem está precisando.

Dicas para se organizar 2

Dica 3 – Não tente ser perfeccionista

Virar uma pessoa organizada não acontece de um dia para o outro. É um processo lento que vai sendo conquistado aos poucos. Não tente fazer tudo de uma vez, comece pelas mudanças pequenas, como por exemplo, arrumar seu armário e tentar mantê-lo arrumado.

Depois arrume sua cozinha e todo o resto da sua casa. Quando conseguir manter essa parte arrumada, passe para as organizações maiores e mais complexas, como suas tarefas diárias e seu controle financeiro. Não tente organizar sua vida toda de um dia para o outro, isso não vai acontecer. Dê um passo de cada vez e comemore as pequenas vitórias.

Dica 4 – Evite a procrastinação

Um dos principais hábitos que pessoas organizadas tem é fazer um pouco todos os dias. Tirou algo do lugar? Coloque de volta. Sujou alguma coisa? Limpe. Imediatamente. Nada de empurrar pra frente e acumular tarefas, pois é assim que a bagunça acontece.

Cumpra seus prazos e mantenha sua arrumação sempre em dia. Faça diariamente o que for necessário para manter suas tarefas completas, as coisas no lugar e pare de procrastinar.

Dicas para se organizar 4

Dica 5 – Use o método Marie Kondo para se organizar

Marie Kondo é uma personal organizer japonesa que criou um dos método de organização mais difundidos do mundo, o “Kondo Marie”. É um método diferente do que estamos acostumados. Normalmente arrumamos nossa casa por cômodos, mas o Kondo Marie consiste em dividir e arrumar suas coisas por categorias, das mais fáceis e rápidas, como por exemplo, todas as suas roupas, para as mais difíceis e demoradas, como todos seus livros e todas as suas fotos.

Kondo Marie também defende que você só fique com as coisas que realmente te trazem prazer e alegria, tendo que se desfazer de todo o resto. Isso faz com que você crie um carinho e um laço por tudo que você tem, facilitando a organização.

Você também vai precisar definir um lugar certo para cada coisa na sua casa. Depois é só colocar sempre de volta no mesmo lugar. Se você se interessou e quiser saber mais sobre o método Kondo Marie, deixaremos o nome do livro dela no final do post.

Dicas para se organizar 2

Dica 6 – Use o método GTD para se organizar

GTD é a abreviação do termo em inglês “get things done”. A tradução desse termo para o português é “fazer acontecer”. Esse método, relativamente simples, criado por David Allen, consiste em escrever e listar todas as suas tarefas. Assim você não vai ficar tentando lembrar de nada e ficará com a sua mente livre para colocar a mão na massa.

Depois você vai classificar seus afazeres listados e tentar concluí-los, do mais urgente para o menos urgente. Tudo que for possível ser feito em pouco tempo, faça imediatamente. Assim, as pequenas tarefas não vão se acumular e atrapalhar a conclusão das tarefas mais demoradas. O mais difícil disso tudo é conseguir listar suas prioridades e não procrastinar.

Dicas para se organizar 6

Dica 7 – Faça a manutenção da sua arrumação

Pessoas organizadas fazem manutenção de arrumação. Fazendo a “manutenção”, você evita acumular tarefas e nunca mais sua vida vai virar uma bagunça gigante. Por exemplo, se toda semana você fizer uma boa faxina, a sujeira não vai acumular e você não vai precisar esfregar por horas um chão imundo ou um fogão incrustado de gordura. Essa dificuldade faz você querer procrastinar essa tarefa árdua eternamente. A manutenção é muito mais rápida e fácil de fazer, pode acreditar.

Dicas para se organizar 2

3 Dicas de Livros de Organização e Arrumação

  1. A Mágica da Arrumação – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida, de Marie Kondo.
  2. A arte de fazer acontecer – O Método GTD – Getting Things Done, de David Allen.
  3. Casa Organizada, – A arte da organização para transformar a casa e a rotina de quem não tem tempo, de Thais Godinho.

 

Leave a Comment

0
Como administrar seu tempoComo parar de procrastinar 1