Há nem tanto tempo atrás assim, na minha época de escola, quase ninguém tinha computador ou celular. Tudo que queríamos anotar era na munheca. Não tinha essa de tirar foto com o celular da matéria no quadro negro. Era aquela eterna corrida para copiar tudo no papel antes do professor apagar as anotações. Escrevíamos tudo em cadernos, fichários, diários, bloquinhos e agendas. Ostentação mesmo era ter toda a coleção de lapiseiras e canetinhas coloridas da papelaria. Os livros eram todos impressos e as pesquisas eram feitas em enciclopédias, acreditem jovens.

Por-que-escrever-a-mao-1

A geração de hoje nunca vai saber o que é isso. As coisas estão bem diferentes.

Cada um tem seu próprio computador, ipad e celular. Tudo é digitado em teclados com o uso de programas e aplicativos. É tudo guardado na tal da nuvem. Hoje se lê em Kindles, se faz pesquisas no Google e ostentação agora é ter o Iphone mais novo.

Escrever à mão virou raridade. Diria até que é quase vintage.

5 motivos para escrever a mão

Claro que, nos dias de hoje, ter habilidade com teclado é muito importante, mas a escrita à mão também tem seu valor. Nesse post, vamos te dar bons motivos pra deixar seu teclado um pouco de lado, tirar o pó da sua coleção de canetinhas esquecidas lá no fundo da gaveta e voltar a usá-las.  E, ó… ter letra feia não é desculpa, hein! Ela não precisa ser a mais bonita, se for legível está mais que suficiente.

1. Usar papel e caneta melhora a compreensão das informações

É provável que você saiba que isso é verdadeiro por experiência própria. Quando escrevemos algo à mão, a informação acaba fazendo mais sentido no nosso cérebro. Pesquisadores já confirmaram isso algumas vezes. Isso quer dizer que foi cientificamente comprovado que “Pessoas que fazem anotações à mão acabam processando melhor as informações do que as que fazem anotações no computador. Um dos principais motivos que isso ocorre é porque elas precisam prestar mais atenção e selecionar com mais afinco o que vão escrever no papel, anotando informações mais relevantes e conteúdo mais eficiente” diz o estudo publicado na Psychological Science, um jornal americano da Associação de Ciência Psicológica.

Por-que-escrever-a-mao-2

2. Mensagens escritas são muito mais especiais e pessoais

Quantas mensagens ou cartas você recebeu por e-mail e depois acabou imprimindo para guardar? Aposto que, se sua resposta não for nenhuma, é “pouquíssimas vezes”. Agora, quantos bilhetes, mensagens e cartinhas você recebeu de pessoas queridas e guardou com carinho? Acho que todas né? Eu pelo menos tenho uma caixa lotada de cartas escritas à mão e acho que nessa caixa inteira não tem nenhuma impressa.

Tem alguma coisa muito especial no fato de alguém parar e tomar tempo para escrever palavras carinhosas pra gente que nos faz sentir mais queridos. Cartas escritas não são como posts no Facebook ou Instagram que estão ali para todos verem e receber likes também. Elas requerem somente a nossa atenção, e você só mostra para outras pessoas se quiser. Quem decide onde ela vai morar é você. Cartas escritas no papel não precisam ser profundas ou super significativas. Só o fato de você parar para escrever à mão para alguém já mostra o quanto essa pessoa é especial pra você.

Por-que-escrever-a-mao-5

3. Escrever à mão mantém o cérebro e a memória em forma na velhice

Escrever à mão é um exercício. Não necessariamente físico para seu punho, mas para o seu cérebro. Pesquisadores descobriram que o ato de escrever à mão, ativa ao mesmo tempo sua coordenação motora, sua memória, seu raciocínio, além de outras habilidades cognitivas. Isso é um excelente exercício cognitivo, se não o melhor, para pessoas que estão envelhecendo e querem manter suas mentes e memórias afiadas e em “forma”.  

E aqui vai uma dica curiosa para quem quiser aprender novas habilidades como, por exemplo, ler chinês ou entender símbolos matemáticos.

Um estudo publicado no Jornal de Neurociência Cognitiva diz que adultos entendem e reconhecem mais facilmente novos símbolos ou notas musicais se elas forem escritas à mão, do que se forem impressas no computador.

4. Papel e caneta não só é menos restritivo como é libertador

Para reuniões de brainstorming (chuva de ideias para resolução de problemas ou buscas de pensamentos criativos) de uma empresa por exemplo, a melhor ferramenta que pode ser usada para anotações é o flip chart ou bloco de cavalete. Eles são aqueles blocos grandes de papel em branco que ficam apoiados em um tripé e que se anota com canetinhas pilot. Aquele papel na sua frente vai te dar toda a liberdade para pensar e anotar que você precisa. Sem restrições de como ou onde escrever. Tudo que for aparecendo você vai anotando, circulando o que achar importante, colocando setas conectando uma ideia a outra, riscando o que você não concorda mais. Pode fazer gráficos, desenhar o que você quiser, usando o formato que você bem entender sem se preocupar como, com toda a liberdade do mundo. Porque tudo que você precisa está ali na sua frente e na sua mão, o papel e a caneta.

Por-que-escrever-a-mao-3

5. Você adquire independência tecnológica

Vamos supor que você adora usar papel e caneta ou sua lapiseira e anotar tudo que é importante pra você no seu planner personalizado, por exemplo, ou no seu bloquinho de anotações ou fichário. E vai que acontece da nossa querida internet ser, digamos, abduzida por alienígenas. E, ao mesmo tempo, a bateria do seu celular, ipad e do seu amado computador acabar. E se, além disso tudo, faltar luz na sua cidade também. Tudo isso pouco importa pra você, porque todas as suas anotações, lembretes, ideias, planejamentos estão ali, escritas no papel que está nas suas mãos e não foi abduzido por ninguém. Você só precisa de uma vela para iluminar se estiver escuro!

Pronto, agora que você já sabe o quanto cartinhas escritas são super especiais, tira lá do fundo do baú aquela sua coleção de papel de cartas e canetinhas coloridas (se você for da geração dos anos 80 né). E se você for millennial, pega um papel da impressora do seu pai e uma canetinha emprestada da sua mãe e vai exercitar seu cérebro escrevendo à mão para ser mais independente da tecnologia!

Por-que-escrever-a-mao-1

Comments
  • Lilian Ribeiro
    Responder

    MARAVILHOSO!!! Amei o post!!!! Eu sou uma dessas pessoas que tinha coleção de canetinhas, lapiseira, bic colorida… Até mesmo papel de carta e que adorava (e ainda adora) escrever a mão! É realmente libertador!! Até respeitar os acentos da gramática era mais fácil! Porque não tinha que gastar um precioso tempo lembrando aonde está o acento no teclado!!! Nossa!!! Obrigado pelo post ótimo!!!

Leave a Comment

0
prioridades-como-decidir-6lista-de-tarefas-3